Infraestrutura e Desenvolvimento: Política e a Gestão

Nesta terça, 26 de fevereiro, o Cebrap e o Instituto Ethos promovem o seminário ‘Infraestrutura e Desenvolvimento: Política e a Gestão’. O evento, aberto ao público, acontece das 10h às 17h na sede do Cebrap [Rua Morgado de Mateus, 615, Vila Mariana – São Paulo]. Segue abaixo sinopse dos objetivos do encontro e a programação completa.

Investimentos em grandes obras de infraestrutura podem contribuir para conectar regiões e diminuir desigualdades entre regiões. Pouco se sabe, no entanto, a respeito do que deve ser feito para que elas não gerem também mais conflitos e maiores desigualdades dentro do território onde acontecem. Que requisitos são necessários para promover a um só tempo a dinamização econômica e a agenda da coesão social nos territórios? Esta é a questão que este seminário pretende explorar, tendo por foco grandes investimentos em infraestrutura e, mais especificamente, os investimentos em infraestrutura de transportes rodoviários.

AGENDA
9:30 Café e recepção dos participantes
10:00 Abertura com Caio Magri (Ethos) e Graziela Castello (Cebrap)
10:30-13:00 Políticas de infraestrutura no Brasil: Governança e sustentabilidade
10h30 ‘O que queremos?’ com Vera Schattan Coelho (Cebrap/UFABC) e Clarissa Magalhães (Cebrap)
11:00 ‘Perspectivas e desafios’ com Alexandre Gomide (IPEA) e Daniela Gomes (FGV/CES)
12h00 ‘Complementando o quadro’
13:00 Almoço
14:30-16:30 Aperfeiçoando a governança e investindo na sustentabilidade
14:30 ‘Olhando para diferentes setores’ com Agostinho Serafim Jr (Queiroz Galvão) e Luís R de Paula (UFABC)
15:00 ‘Um olhar propositivo’
16:30 ‘Sumário das discussões’ com Arilson Favareto (UFABC/Cebrap)
17:00 Encerramento

Leia Também

Há meio século foi realizada a Conferência de Estocolmo. Pela primeira vez chefes de Estado se reuniram para tratar de temas ambientais, dando início ao processo de formulação e disseminação da ideia de desenvolvimento sustentável. O ano de 2022 marca também os 30 anos de realização da segunda conferência das Nações Unidas sobre o tema, ocorrida no Rio de Janeiro, a chamada Eco92.

Paulo Todescan Mattos apresenta seminário sobre cooperações público-privadas no desenvolvimento industrial. O Estado tomador de riscos: cooperações público-privadas no desenvolvimento industrial Paulo Todescan Mattos, professor de Direito Econômico da FGV-RJ, pesquisador do CEBRAP e atualmente Diretor Vice-Presidente de Regulamentação da Oi. Foi Superintendente do BNDES. 18 de junho, sexta, às 16h no Auditório do Cebrap

Realizada pelo Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap em parceria com o Itaú Unibanco, a pesquisa buscou compreender, a partir da percepção dos moradores de 5 capitais brasileiras, os padrões de mobilidade e as questões ligadas a eles no antes, durante e expectativas para depois da pandemia.